Outubro Rosa começou na década de 90 como mês da prevenção do câncer de mama.
A mortalidade do câncer de mama ajustada pela população mundial foi de 14,23 óbitos/ 100.000 mulheres em 2019. São muitas mortes com queda na qualidade de vida que podem ser evitadas.
A orientação é que :
- Toda mulher faça o alto exame das mamas.
- Toda mulher faça pelo menos uma consulta por ano ao ginecologista para prevenção, não só do câncer de mama, mas também colo uterino, útero e ovários.
- Toda mulher faça mamografia a partir dos 40 anos e nas mulheres que têm fator de risco, familiares com câncer de mama, os exames devem ser iniciados 10 anos antes do que o câncer foi diagnosticado no familiar. Exemplo: Mãe teve câncer com 42 anos, a filha deve começar a fazer exames com 32 anos.]
- Toda mulher deve fazer consulta ginecológica enquanto estiver viva ! Desde de jovens até idosas. Muitas após menopausa ou interromper vida sexual ativa também abandonam o ginecologista, médico fundamental na vida de toda mulher.
O mais importante é permitimos e facilitar o acesso ao cuidado preventivo, conversar com as pessoas e incentivar as consultas. Ainda hoje vemos mulheres com dificuldades pessoais para enfrentar certas situações. Sejamos parceiras e influenciadoras da prevenção pois somente prevenindo ou descobrindo bem no início conseguimos melhor qualidade de vida e diminuição da mortalidade por uma doença difícil, onde no início tudo é curável.
Dra. Andréia Rodrigues Lourençoni é médica especialista em Pediatria e saúde do adolescente, títulos pela Sociedade Brasileira de Pediatria , trabalha na Santa Casa desde de 1997. Atualmente é diretora técnica do Pronto Socorro Municipal que funciona na Santa Casa.
—
Por Dra. Andréia Rodrigues Lourençoni